segunda-feira, 18 de julho de 2011

Concurso Porto Olímpico Rio 2016



O IAB-RJ apresentou dia 12 de julho o julgamento dos recursos contrários ao resultado do Concurso Porto Olímpico, cujo vencedor foi o arquiteto carioca João Pedro Backheuser.

O parecer afirma que “a legalidade no procedimento de julgamento das propostas é incontestável”.

Entre os argumentos apresentados pelos autores dos recursos estão a violação do Artigo 9 da Lei 8.666, por conta da suposta ligação entre o vencedor e a Carioca Engenharia, empresa que pertence ao pai de Backheuser e que integra o Consórcio “Porto Novo”, responsável pelas obras do projeto “Porto Maravilha”.

Além disso, o resultado do concurso foi questionado porque Backheuser é o coordenador do Concurso Internacional para o Parque Olímpico, ainda em andamento, e membro do Conselho Deliberativo do IAB fluminense.

Texto acima transcrito do site: http://www.arcoweb.com.br

domingo, 17 de julho de 2011

Biblioteca, supermercado ou galpão de depósito?

Projeto vencedor do concurso em 2002










Edifício construído




Cadê o concurso?



Realizado em 2002, um concurso nacional de ideias para o Memorial à República em Piracicaba teve como 1º colocado os arquitetos Ângelo Bucci e Álvaro Puntoni. Na ocasião faziam parte do programa estabelecido para o projeto: Creche-escola, espaços esportivos, praça e a Biblioteca Municipal.

Em 2010, 8 anos após o concurso onde foi escolhido o projeto para a área em questão, finalmente foi inaugurada a Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Para minha total surpresa, que não moro na cidade de Piracicaba, o projeto original vencedor do concurso foi completamente ignorado e um novo projeto foi elaborado para a área em questão.
O escolhido para projetar o novo prédio foi um "notável" arquiteto da cidade (sem concurso é claro).
O projeto de Ângelo Bucci e Álvaro Puntoni assim como o edifício construído, que mais parece um supermercado, projetado pelo “arquiteto” João Chaddad vocês podem conferir acima.